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Qual é a calibragem correta de um pneu?
Para verificar a calibragem ideal dos pneus em seu veículo, consulte o Manual do Proprietário, os adesivos colados no lado de dentro da porta do motorista ou na tampa de combustível.
Como comprar o pneu correto?
Utilize os números encontrados na lateral do seu pneu para fazer a compra com as medidas corretas.
Como ler as medidas do meu pneu? O que significa cada número?
Ex: 205 – Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 205 mm, ou 20 centímetros e meio.
55 – Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu. Neste exemplo, a medida 55 representa 55% da largura do pneu.
R – Tipo de construção do pneu. Neste caso, o "R" significa radial.
16 – Diâmetro interno do pneu em polegadas (= diâmetro do aro). Neste exemplo, são 16 polegadas, que convertendo significa 40,64 cm.
Como saber o Índice de Carga e o Símbolo de Velocidade do pneu?
Esse é um Código numérico associado à carga máxima que um pneu pode transportar. Para conhecer o índice de carga do seu pneu, basta conferir o mesmo no flanco de um dos pneus,e comparar com a tabela dos índices de carga abaixo:
Como saber o Índice de velocidade do pneu?
O índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima a qual deve rodar um pneu.
Quando devo trocar os pneus?
Depende do prazo de validade, da durabilidade da rodagem, da qualidade do produto, das características da pista e das boas práticas de uso. Faça um teste deitando um palito de fósforo sobre um dos sulcos do pneu. Se a cabeça do palito não estiver completamente coberta pelo sulco, faça a troca. Alguns pneus possuem indicador de vida útil, o TWI.
Para que servem os desenhos dos pneus?
Chamados também de esculturas, os desenhos são traços que variam conforme cada modelo. São formados pelos sulcos (que escoam a água) e pela banda de rodagem (parte que toca o solo), e têm relação com a dirigibilidade e segurança do veículo.
Um pneu careca pode causar Aquaplanagem?
Sim. A aquaplanagem ocorre quando a quantidade de água retida na área de contato entre pneu e pista supera a capacidade de escoamento dos sulcos da banda de rodagem do pneu, formando uma película de água entre o pneu e a pista que faz com que o pneu perca perigosamente contato. Quanto menor a profundidade dos sulcos da banda de rodagem (pneu careca), maior a probabilidade de aquaplanagem. Em épocas de chuva, esteja sempre com os pneus em ordem e reduza a velocidade.
Como saber o momento de alinhar e balancear meu veículo?
O alinhamento deve ser realizado quando o motorista sentir o volante puxar para a esquerda ou direita. O balanceamento deve ser feito quando existe vibração do volante ou de partes do carro. Faça esses ajustes a cada 10 mil km rodados.
Fazer manutenção preventiva pode ajudar no bom funcionamento dos pneus?
Sim. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos, rodas e outros mecanismos e acessórios influenciam na eficiência dos pneus. Realize a manutenção preventiva a cada 6 meses ou antes de uma longa viagem.
Porque é preciso fazer rodízio com os pneus?
Por serem afetados diferentemente pelas variações de carga, esterçamento e frenagem, os pneus traseiros e dianteiros devem sofrer revezamento para que a vida útil deles seja aumentada e para que o desgaste entre eles seja mais uniforme. Realize o rodízio a cada 10 mil quilômetros rodados, assim como o alinhamento e o balanceamento.
Porque é importante colocar pneus novos na parte traseira do veículo?
Como a tração está localizada na parte da frente do veículo, os pneus dianteiros são os que mais desgastam. Muitos proprietários, para economizar, optam por comprar dois pneus e, erroneamente, fazem a troca dos pneus na dianteira. O motorista deve sempre deixar o pneu novo na parte traseira, porque o controle do veículo está na parte frontal. Se algum imprevisto acontecer com o pneu dianteiro é mais fácil de sentir e controlar o veículo, já na parte traseira o motorista não tem total controle.
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A Remopeças é uma empresa cheia de histórias e transformações positivas, foi a empresa pioneira do Grupo Rovema, onde toda a história do Grupo começou com a retífica de motores e manutenção de bombas injetoras. Atualmente é Remopeças Pick-Up Center (desde 1995). É uma empresa especializada em serviços para pick-ups, SUVs e off roads, além de manutenção de Unidades Injetoras, com padrão superior e diferencial para motores a diesel. Oferece a seus clientes o serviço de manutenção, vendas de peças e acessórios